Você acha que a mulher já adquiriu seu espaço dentro do mercado. Ou ainda existe algum preconceito diante a figura feminina ?

domingo, 28 de março de 2010

 A história da mulher no mercado de trabalho.
A mulher, durante toda história, foi vista como a dona de casa, a mãe de família , e sua época no mercado de trabalho foi ganhando  com a luta dela própria. A evolução da mulher no mercado de trabalho, em meados da década de 70, foi quando elas começaram a conquistar seu lugar. Os principais motivos que estão levando a mulher ao mercado de trabalho estão cada vez mais voltados à necessidade de ajudar na renda familiar. Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais restrito e é comum mulheres assumirem as despesas da casa quando seus maridos perdem os empregos.

 Em muitos casos é a mulher quem trabalha fora e o marido fica em casa para cuidar dos filhos.
 Antigamente as mulheres que ficavam viúvas, precisavam se virar para sustentar a casa e os filhos, elas faziam doces e artesanatos para vender, mas essas atividades não eram bem vistas pela sociedade, além de ser pouco valorizadas. Atualmente o mundo vem apostando e muito nos valores femininos, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos, as mulheres a cada dia que passa está mais presente no mercado de trabalho, elas estão ocupando postos muito importantes como: nos tribunais, nos ministérios e, continuam crescendo cada vez mais dentro de empresas e organizações.
Consideradas ainda, peças fundamentais na administração do lar, as mulheres acumulam funções, tornando-se essenciais tanto no âmbito familiar como para o mercado de trabalho. Mas, mesmo com as evoluções e conquistas da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, principalmente em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
As mulheres sofrem mais do que os homens com o estresse de uma carreira, pois as pressões do trabalho fora de casa se duplicaram. As mulheres dedicam-se tanto ao trabalho quanto o homem e, quando voltam para casa, instintivamente dedicam-se com a mesma intensidade ao trabalho doméstico.
Hoje o perfil das mulheres é muito diferente daquele do começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela aglutina as tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa.Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida é motivo de orgulho para todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário